Ufa. Depois que dezenas de países europeus suspenderam a vacinação com o imunizante de Oxford — devido a suspeitas de ligação com casos de formação de coágulos —, a EMA (Agência Reguladora Europeia) concluiu que a vacina é segura e eficaz.
- Apesar da fala, o órgão disse que vai continuar acompanhando a vacinação, mas que os benefícios são maiores que os riscos.
Por que isso importa? Vale lembrar que a vacina de Oxford é uma das aplicadas aqui no Brasil. Além disso, como os imunizantes foram produzidos em tempo recorde, é importante acompanhar possíveis efeitos colaterais não vistos na fase de testes.
A AstraZeneca — farmacêutica parceira da Universidade de Oxford — disse que já foram aplicadas mais de 17 milhões de doses na Europa e que só foram registrados 37 casos de trombose, um número muito menor que o observado em condições normais.
Sinal verde: os países europeus que tinham suspendido a vacinação já estão aplicando as doses novamente, como a Alemanha e a França, que, inclusive, está enfrentando um novo lockdown em Paris.
O que mais você precisa saber?