Jogos Olímpicos somente para locais

Tourists not allowed. Quase um ano depois do adiamento das Olimpíadas e de algumas polêmicas, incluindo a renúncia do presidente do comitê organizador, está oficialmente decidido que nenhum torcedor estrangeiro poderá assistir aos Jogos em Tóquio, previstos para começarem dia 23 de julho.

O “desconvite” dos torcedores estrangeiros foi a única opção para que os Jogos acontecessem.  Anteriormente, a ideia era que o COI determinasse exceções para alguns países, o que aparentemente não foi muito bem recebido pelas autoridades, nem pela população — apenas 18% dos japoneses eram a favor da entrada de torcedores estrangeiros.

Qual a real relevância? Econômica. Pense que países que sediam os Jogos Olímpicos investem bilhões à espera de um boom em suas economias com o turismo, que, na teoria, faz valer todo o investimento em infraestrutura.

Números: Estima-se que o Japão tenha gasto 1.64 trilhão de ienes, na expectativa de receber 32 trilhões de volta. Um belo negócio, se não fosse pelo vírus. Resta agora a verba dos torcedores locais e da transmissão dos jogos (broadcasting), que é indireta.

E já que falamos em Brasil… Mesmo com o turismo, é possível que envolvidos saiam perdendo. Em um último levantamento, foi demonstrado que o Comitê Organizador do Rio 2016 ainda tem uma dívida de R$ 420 milhões, sem previsão de pagamento.

Voltando ao assunto principal… Seria o “novo normal” mais segmentado e menos global? Esse movimento pode ser um sinal e deve ser repetido por outros grandes eventos ao redor do mundo. Aliás, essa “segmentação” é o receio de alguns, que criticaram Israel e países da Europa ao sugerirem os “passaportes de vacina”, já que isso favoreceria países mais desenvolvidos.

O que mais é destaque em mundo?

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

TECNOLOGIA

O unicórnio ultra-rápido

Daki. Com apenas 10 meses de operação, a startup brasileira — com um tempero mexicano — se tornou o mais novo

DICAS

A sexta-feira do ano chegou

Dezembro chegou, e com ele a famosa sexta-feira do ano. Libere a tensão para conseguir retomar o rumo na segunda-feira —