Vamos de spray. Nessa segunda-feira, uma empresa de biotecnologia canadense, a SaNOtize, anunciou que seu spray nasal recebeu aprovação temporária das autoridades médicas para prevenir a COVID-19, em Israel e na Nova Zelândia.
Como assim? É isso que você acabou de ler. Estudos mostraram que o produto, produzido com óxido nítrico, protege as pessoas do vírus quando o corona entra no corpo através das vias nasais superiores.
- O melhor é que, segundo os testes clínicos, além de prevenir a transmissão, o produto pode também diminuir os dias de infecção e reduzir a gravidade dos sintomas.
Em Israel, o spray, que recebeu o nome comercial de Enovid, deve começar a ser vendido em junho. Na Nova Zelândia, pode começar imediatamente. Uma novidade e tanto.
Falando em eficácia contra o vírus:
Os Estados Unidos liberaram o maior estudo sobre a vacina da AstraZeneca/Oxford até o momento, que demonstrou que a vacina foi 79% eficaz na prevenção de infecções sintomáticas — número maior que o anteriormente observado nos primeiros testes.
Além disso, o imunizante oferece 100% de segurança contra complicações graves e hospitalizações, e se provou muito positivo para idosos, o que ainda não estava tão comprovado nos outros testes.
A relevância… O estudo vem em um momento oportuno e traz um alívio para aqueles que estavam preocupados depois que alguns países da Europa chegaram a parar de aplicar as doses por suspeita de efeitos colaterais adversos.