Navio encalha e interdita Canal de Suez

Engarrafamento náutico. Ontem, um navio cargueiro de incríveis 400 metros de comprimento — um Empire State com turbinas — encalhou no Canal de Suez, no Egito.

Que Canal é esse? O Suez é uma das maiores e mais importantes rotas do mundo, pois conecta o Mar Vermelho com o Mar Mediterrâneo, ou seja, é por ele que passam os navios que vão da Ásia para a Europa, e vice-versa.

A autoridade que coordena o local afirmou que o meganavio perdeu a orientação por conta de uma tempestade de areia, que dificultou a visibilidade e causou ventos de até 74km/h.

  • Durante o dia, rebocadores tentaram tirá-lo do local, mas não é tão easy mexer em um gigante de 220 mil toneladas…

Ele ainda segue parado, impedindo a passagem de outros vários navios cargueiros. Não há nada oficial sobre quanto tempo a operação vai demorar, mas as expectativas são que ela ainda dure, pelo menos, até o final do dia.

Ele ainda segue parado, impedindo a passagem de outros vários navios cargueiros. A expectativa é que a situação volte ao normal hoje ou amanhã.

A importância do Canal em números: No ano passado, quase 19 mil navios passaram pelo local, carregando um total de 1,17 bilhão de toneladas, o que totaliza mais de 50 navios por dia.

Outro fator… A rota também é uma das principais rotas dos navios petroleiros, o que pode afetar o fornecimento de óleo, motivo pelo qual o petróleo teve uma alta imediata de 6% ontem.

Para se ter uma ideia, estima-se que mais de 10 milhões de barris estão presos no engarrafamento e a cada dia fechado, os impacto na logística de alimentos e produtos industrializados também aumenta.

O que mais é destaque pelo mundo?

Deixe uma resposta