O nacionalismo tecnológico de Vladimir Putin

Putin e suas leis. A mais nova do Kremlin russo é exigir que todos os smartphones e dispositivos do país tenham um software russo pré-instalado.

  • A ideia é permitir que as empresas de software da Rússia concorram com as estrangeiras, seguindo tentativas recentes de reprimir as empresas de tecnologia dos EUA (nesse caso, principalmente Apple e Google).

No mês passado, a Rússia diminuiu a velocidade do Twitter em resposta à recusa da empresa em remover alguns conteúdos de sua plataforma.

Alguns já estão chamando a medida de “lei contra a Apple” e dizendo que isso se trata de uma tentativa de controle dos meios de comunicação. Isso porque a determinação exige que os aparelhos importados também tenham o software russo pré-instalado.

O que a Apple diz? No mês passado, a empresa concordou em permitir que as pessoas instalem o software do país enquanto configuram seus telefones e garantiu que verificou todos os aplicativos, para que atendam a suas políticas de segurança.

Agora, antes mesmo de terminar a configuração de um novo iPhone, aparece uma lista de apps russos para download. Essa foi uma grande exceção cedida pela Apple, já que a companhia não costuma fazer alterações do tipo. Não podiam perder o mercado russo…

O que mais você precisa saber?

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

NEGÓCIOS

Avisa lá que a Audi voltou

Q3 de volta. Ontem, a Audi anunciou um investimento de R$ 100 milhões para retomar a produção de seus veículos no Brasil, depois