Os últimos incidentes podem influenciar nas políticas de armamento?

(Foto: Brianna Paciorka | USA Today)

Na tarde de ontem, uma pessoa foi morta e um policial foi ferido durante um tiroteio em uma escola no estado americano do TennesseeApesar da tragédia dessa segunda-feira, é essencial compreender a situação dos EUA em relação às armas de fogo.

Desde meados de março, uma série de tiroteios tem acontecido nos EUA, instaurando novamente a temática do desarmamento.

Outros três alunos da mesma escola de ontem, em Knoxville, foram vítimas da violência armada nesse ano e, em março, 8 pessoas foram mortas em um spa em Atlanta, 10 em Boulder e 4 em uma imobiliária em Orange.

As coisas estão mais violentas por lá? Ainda é cedo para dizer sobre 2021, mas no ano passado, mesmo com as pessoas em casa, o país bateu recorde. Pelo menos 19.223 pessoas foram vítimas da violência armada em 2020, o maior número em quase 20 anos.

  • Em relação aos tiroteios em massa — com mais de 4 mortes — o aumento foi de quase 50%, de 417 em 2019 para 611 no último ano.

Com isso, Joe Biden, na semana passada, destacou algumas ações executivas — que são diferentes de uma legislação definitiva — para enfrentar o problema.

O presidente é favorável ao desarmamento (em 2020, 42% das residências americanas tinham posse de pelo menos uma arma e as vendas também foram recorde), mas, para passar uma lei, precisaria do apoio republicano no Congresso. O que vai ser bem difícil…

E como estava antes de 2020? O número de homicídios por armas de fogo nos EUA seguia quase uma constante e, inclusive, tinha diminuído quase 10% de 2017 para 2019, durante os primeiros anos do governo Trump.

Trazendo o tema pra cá… Ontem, Rosa Weber, do STF, suspendeu trechos dos decretos de armas de Bolsonaro que entram em vigor hoje, como, por exemplo, o aumento do limite de armas que podem ser adquiridas. Agora, a pauta segue para o plenário do STF.

O que mais é destaque em mundo?

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

TECNOLOGIA

O unicórnio ultra-rápido

Daki. Com apenas 10 meses de operação, a startup brasileira — com um tempero mexicano — se tornou o mais novo

DICAS

A sexta-feira do ano chegou

Dezembro chegou, e com ele a famosa sexta-feira do ano. Libere a tensão para conseguir retomar o rumo na segunda-feira —