E dá-lhe CPI. Ontem, uma conversa entre o presidente Jair Bolsonaro e um parlamentar ganhou destaque no cenário nacional. É provável que você tenha visto os noticiários relatando o ocorrido.
Vamos lá… O senador Jorge Kajuru compartilhou uma gravação da conversa telefônica entre ele o presidente, que tinha como pauta a comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investigará eventuais omissões do governo federal no combate à pandemia.
Antes de mais nada: A gravação “completa” — Bolsonaro afirmou que há mais trechos que não foram divulgados — está aqui e se você gosta de se aprofundar em temas como este, é só clicar e escutar e tirar suas conclusões.
Qual foi o problema? Depende do seu ponto de vista. Tão simples quanto isso.
Para alguns…
Houve uma clara interferência nos poderes do país, já que o Chefe do Executivo está pedindo expressamente a um representante do Legislativo que altere o objetivo dos parlamentares, abrindo margem para um possível Crime de Responsabilidade, mesmo porque ameaça “sair na porrada” com um outro senador.
Para outros…
Há um presidente bruto — no sentido de que não foi trabalhado ou refinado — mas que foi o que ele sempre defendeu ser: anticorrupção, direto e objetivo, uma vez que defendeu a ampliação da investigação para que não se limite apenas ao Governo Federal e se estenda aos governadores e prefeitos.
Para uma minoria…
Isso pouco importa e existem coisas mais relevantes para investir as horas de um dia.
Para a gente…
A conclusão é sempre sua e vamos deixar nossa explicação do que é uma CPI e do contexto maior da situação, caso você não tenha lido a edição de ontem. É só clicar.
Por último e não menos importante:
Depois de tudo isso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que analisará se, pelo regulamento interno, é possível investigar ações de governadores e prefeitos na CPI da COVID.
A discussão gira em torno da competência do Senado Federal de apurar eventuais irregularidades ou má condução de estados e municípios durante pandemia, já que isso seria a função dos Legislativos locais.
O que mais é destaque pelo país?
- Lira e Pacheco pedem a ONU para Brasil ser prioridade em distribuição de vacinas
- Nosso querido leitor e campeão, Bernardinho, será o comandante da seleção de vôlei da França depois das Olimpíadas de Tóquio
- Brasil contabiliza 1.726 mortes nas últimas 24 horas e média móvel bate novo recorde com aumento de 15%