Só se falou nisso em Brasília… 🇧🇷

E dá-lhe CPI. Ontem, uma conversa entre o presidente Jair Bolsonaro e um parlamentar ganhou destaque no cenário nacional. É provável que você tenha visto os noticiários relatando o ocorrido.

Vamos lá… O senador Jorge Kajuru compartilhou uma gravação da conversa telefônica entre ele o presidente, que tinha como pauta a comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investigará eventuais omissões do governo federal no combate à pandemia.

Antes de mais nada: A gravação “completa” — Bolsonaro afirmou que há mais trechos que não foram divulgados — está aqui e se você gosta de se aprofundar em temas como este, é só clicar e escutar e tirar suas conclusões.

Qual foi o problema? Depende do seu ponto de vista. Tão simples quanto isso.

Para alguns…

Houve uma clara interferência nos poderes do país, já que o Chefe do Executivo está pedindo expressamente a um representante do Legislativo que altere o objetivo dos parlamentares, abrindo margem para um possível Crime de Responsabilidade, mesmo porque ameaça “sair na porrada” com um outro senador.

Para outros…

Há um presidente bruto — no sentido de que não foi trabalhado ou refinado — mas que foi o que ele sempre defendeu ser: anticorrupção, direto e objetivo, uma vez que defendeu a ampliação da investigação para que não se limite apenas ao Governo Federal e se estenda aos governadores e prefeitos.

Para uma minoria…

Isso pouco importa e existem coisas mais relevantes para investir as horas de um dia.

Para a gente…

A conclusão é sempre sua e vamos deixar nossa explicação do que é uma CPI e do contexto maior da situação, caso você não tenha lido a edição de ontem. É só clicar.

Por último e não menos importante:

Depois de tudo isso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que analisará se, pelo regulamento interno, é possível investigar ações de governadores e prefeitos na CPI da COVID.

A discussão gira em torno da competência do Senado Federal de apurar eventuais irregularidades ou má condução de estados e municípios durante pandemia, já que isso seria a função dos Legislativos locais.

O que mais é destaque pelo país?

Deixe uma resposta