Qual a marca de vestuário mais valiosa do mundo?

Nike. A gigante americana de roupas esportivas conquistou o título pelo sétimo ano consecutivo, com quilômetros de vantagem em relação ao segundo colocado, a Gucci. O podium: Nike, Gucci e Louis Vuitton. 🏆

Repare que, no título, falamos “marca” e não “empresa”. O valor de uma marca, nesse caso, é definido de acordo com a reputação e sua participação no mercado.

O que faz da Nike tão valiosa? Ela é amada por todos: crianças, adultos e adolescentes. Há quem diga, inclusive, que o que a impulsiona constantemente é a ameaça de perder o primeiro lugar — não dá para bobear. A concorrência te puxa pra cima.

Uma novidade bem interessante

De olho no mercado de revenda, a Nike lançou, recentemente, o seu próprio formato, batizado como “Nike Refurbished”. Funciona assim:

  1. Se você comprar um tênis da Nike e não ficar satisfeito, pode devolvê-lo em até 60 dias, mesmo usado.
  2. A Nike analisa o estado — não vale comprar, usar em um show e devolver — e, a partir daí, eles são limpos e higienizados.
  3. Depois, eles voltam às prateleiras, por um preço menor.

Qual a estratégia? Há duas, na verdade. A primeira é se aproximar do consumidor final com mais uma opção de compra. A segunda é alinhar-se com os conceitos de economia circular e sustentabilidade, minimizando o desperdício.

Alerta tendência: a Fila foi a marca classificada com o maior crescimento, com um aumento de 68% de um ano para o outro. O motivo é o sucesso do seu tênis Disruptor, que se popularizou entre os millenials e a Geração Z.

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