A prova real da eficácia das vacinas

Sim, tem gente vacinada que morreu de COVID-19. Noventa e tantos de eficácia não são 100%. Mas calma, só queríamos chamar atenção para uma notícia boa e vamos usar os norte americanos como exemplo.

Mais de 75 milhões de pessoas — ou quase 25% da população — já estão totalmente vacinadas por lá e, com o relativo sucesso na imunização, podemos perceber algumas coisas interessantes.

Dentre os 75M de americanos já imunizados, cerca de 5.800 testaram positivo para COVID-19 (aproximadamente 0,008%), sendo que apenas 400 destes foram hospitalizados.

  • No total, foram somente 74 óbitos registrados entre os vacinados, menos de 0,0001% do grupo total. É claro que toda vida importa — e não nos entenda mal — mas queremos chamar atenção para o percentual.

O que é ainda mais interessante? Até o último dia de 2020 — quando o EUA tinha menos de 3 milhões de vacinados — eram, no acumulado, 21 milhões de casos 351.932 mortes por COVID-19. Isso representa que 1,67% dos casos no país tinham resultado em mortes até aquele momento.

Se compararmos os dois números — 0,0001% e 1,67% — temos um resultado bastante positivo para as vacinas, que, até agora, estão correspondendo às expectativas e aos testes clínicos.

Em contrapartida… Alguns — e apenas alguns — estados americanos estão com doses excedentes por conta da significativa diminuição na procura por vacina. Além disso, o governo americano comprou além do necessário, o que vai resultar na sobra de muitas unidades.

  • Ainda não está decidido se vão manter esses quase 30 milhões de frascos excedentes para um eventual reforço, se vão cancelar os pedidos ou se doarão para outros países.

🇧🇷 O melhor do Brasil é o brasileiro: Empresários daqui estão de olho e já enviaram uma carta à embaixada americana pedindo prioridade ao país na destinação dessas vacinas. Poxa, Biden… Nunca te pedimos nada. risos.

Pra fechar… Muito embora seja tão eficaz quanto os testes indicavam, o CEO da Pfizer, de olho nas mutações, afirmou que a necessidade de uma terceira dose pode se tornar real.

O que mais é destaque no mundo?

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

TECNOLOGIA

O unicórnio ultra-rápido

Daki. Com apenas 10 meses de operação, a startup brasileira — com um tempero mexicano — se tornou o mais novo

DICAS

A sexta-feira do ano chegou

Dezembro chegou, e com ele a famosa sexta-feira do ano. Libere a tensão para conseguir retomar o rumo na segunda-feira —