Milhões de jovens ociosos

Você está procurando emprego? Uma pesquisa recente constatou que 5 em cada 10 formados entre 2019 e 2020 não estão trabalhando.

Os números: A taxa de desemprego do Brasil, no quarto trimestre de 2020, era de 13,9%. No entanto, para os jovens de 18 a 24 anos, essa taxa foi de 23,8% em 2019 para 29,8%que representa quase 4,1 milhões de desempregados nessa faixa etária.

O que parece é que o impacto da pandemia foi maior para os trabalhadores jovens, muitos sem experiência prévia, algo exigido por grande parte contratantes. Para as mulheres, a taxa de desemprego também é maior — de 16,4% contra 11,9%.

  • Qual setor está oferecendo menos vagas? O de serviços. No 4T de 2020, a queda de ocupação foi de 28%, devido à paralisação do setor com as regras de distanciamento.

“É o que temos pra hoje…” Dentre os inseridos no mercado, apenas 20% trabalham em alguma função para a qual se formaram. Há dois anos, 27% dos brasileiros ingressavam em suas áreas em até três meses depois da formatura, número que caiu para 15%.

Ainda segundo o levantamento, 11% já desistiram de procurar emprego por causa da pandemia. Esperamos que não seja o seu caso…

Se você é uma empresa e quer anunciar vagas para os jovens mais bem informados do país, os leitores do the news, preencha esse formulário aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

NEGÓCIOS

Avisa lá que a Audi voltou

Q3 de volta. Ontem, a Audi anunciou um investimento de R$ 100 milhões para retomar a produção de seus veículos no Brasil, depois