Bolsonaro, Biden, Bill Gates e o Papa na Cúpula de Lideres sobre o clima

Hoje e amanhã, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está realizando a Cúpula de Líderes sobre o Clima, um evento organizado pelos americanos e que foi uma promessa em sua campanha presidencial.

A ideia do evento é reunir alguns dos principais líderes mundiais para discutir ações de enfrentamento à crise global das mudanças climáticas e a criação de planos por parte das maiores economias para reduzir as emissões de poluentes e gás carbônico até 2030.

Chancelers da Europa, o presidente da China, Putin, Bill Gates e até o Papa estarão na conferência. Uma call de Zoom e tanto… Será que alguém vai entrar com o som ativado? risos.

E onde o Brasil entra? Bom… Nosso país tem um dos maiores patrimônios ambientais do mundo, a Amazônia, que influencia diretamente o irrigamento do agronegócio do país, que responde por 20% do PIB nacional. Além disso, nosso presidente também estará presente no encontro e, ontem, almoçou com Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente.

  • A ideia é que o Brasil reafirme os argumentos da carta recente enviada a Biden, na qual pediu a “ajuda” — de esforços e recursos financeiros — da comunidade internacional e disse que se compromete a zerar o desmatamento ilegal até 2030.

Por que é relevante? A visão de Biden sobre o clima é um pouco diferente da de Donald Trump e o novo presidente manifestou possíveis sanções a países que não cumprirem com a agenda ambiental. Além disso, esse será o primeiro encontro entre Jair e Joe, mesmo que virtual.

Um ponto de atenção: Segundo dados do Imazon, o desmatamento na Amazônia totalizou 810 quilômetros quadrados no mês passado, um aumento de 216% em relação ao mesmo período em 2020 e o maior em 10 anos.

P.S.: O encontro vem no momento em que artistas e celebridades se juntaram no Twitter para criar a hashtag #ForaSalles e pedir que Biden não apoie o pedido do governo brasileiro.

O que mais é destaque por aqui?

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

NEGÓCIOS

Avisa lá que a Audi voltou

Q3 de volta. Ontem, a Audi anunciou um investimento de R$ 100 milhões para retomar a produção de seus veículos no Brasil, depois

ECONOMIA

Os 100.000 pontos duraram pouco

Pouco, bem pouco. Os investidores se mostraram exigentes ontem — não adianta a economia global subir, tem que subir “de acordo”. 

CHAMPS

Etapa dos líderes

Em qualquer campeonato que percorra vários países do mundo, não há nada como competir em casa. Estar habituado ao local, sentir o clima e,