Você tem maratonado reuniões no Zoom?

Não há como negar que as videoconferências ganharam muita relevância com o home office. Talvez você nem tenha mais paciência, mas elas se tornaram muito presentes e quase que inevitáveis… Vai dizer que nunca entrou em uma sequência de reuniões e não teve nem como pegar um copo d’água?

Nessa semana, a Microsoft divulgou um estudo sobre o impacto negativo que a sequência de reuniões online pode trazer, gerando mais estresse. Mas parece que tem um ótimo remédio pra isso, e ele se chama… pequenas pausas.

  • Dar um intervalo entre as reuniões, mesmo que curto, permite ao cérebro dar um reset e ainda melhora a concentração e o envolvimento na próxima (que já vem em instantes)… Sim, um intervalinho nos deixa, de fato, mais relaxados.

Não acredita? É só dar uma olhada… A Microsoft analisou a atividade cerebral de 14 funcionários durante quatro reuniões em sequência. Aqueles que tiveram um tempo de intervalo resultaram em menor estresse.

(Imagem: Microsoft | Reprodução)

Pra quem ficou perdido… A primeira linha retrata os funcionários que não fizeram pausas e, a segunda, os que fizeram. As áreas azuis indicam menor presença de ondas beta, que representam o nosso nível de estresse, enquanto as vermelhas indicam o oposto.

As videochamadas em si já estão relacionadas à tensão. Segundo um estudo de Stanford, ficar tão próximo do rosto de uma pessoa, mesmo que por uma telinha, faz a nossa mente pensar que estamos em uma situação intensa, de conflito ou, até, acasalamento… Nenhuma piadinha nessa parte, melhor manter a seriedade.

Dica: Diminua a duração das calls para dar tempo de fazer breaks e relaxar a mente entre uma e outra. Além do bem-estar, a performance aumenta. Para os que tiverem interesse, aqui está o estudo completo.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

Uncategorized

Parque eólico na costa brasileira?

O mar está se abrindo. Pode parecer complexo no primeiro momento, mas você vai entender a relevância. Ontem, foi publicado um decreto

ECONOMIA

Maior alta desde 2014

Oil high. O preço do barril atingiu níveis não vistos desde 2014. Ontem, o barril do Brent, que serve de parâmetro

MUNDO

COVID ou ideologia política?

Dado interessante. É um consenso mundial — e com certeza não é novidade pra você —, que o coronavírus tende a ser