Olimpíadas novamente em cheque com aumento de casos no Japão

Apenas três meses antes do início das Olimpíadas, a cidade de Tóquio e a segunda maior área metropolitana do Japão, Osaka, foram colocadas sob medidas de emergência. O país tenta conter um novo surto de casos de coronavírus.

O recente aumento preocupa as autoridades na reta final dos preparativos para os Jogos Olímpicos, já que, pelo terceiro dia seguido, o Japão registrou mais de 5 mil novas infecções de COVID-19.

  • O país tinha passado por um pico de contaminações em janeiro, com uma média móvel de quase 5 mil casos por dia. Desde então, eram menos de mil casos diários de média, motivo pelo qual a confiança nas Olimpíadas estava alta.

No total, o Japão registrou cerca de 10.000 mortes por COVID-19 — um número relativamente bom para os padrões globais —, mas ainda não vacinou 1% de sua população.

Bares, lojas de departamentos, shoppings, parques temáticos, teatros e museus foram instruídos a fecharem as portas. O transporte público deve parar de funcionar mais cedo e as faculdades voltam ao online.

O que chama atenção? As competições esportivas, que continuarão ocorrendo sem a presença de público, numa espécie de teste e demonstração prática de que os Jogos poderão ocorrer normalmente a partir do dia 23 de julho.

Há uma visita agendada do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, assim que o estado de emergência se encerrar, que pode ser decisiva para a realização dos jogos.

Tóquio está gastando oficialmente US$15,4 bilhões para organizar as Olimpíadas e cancelar o evento é algo que as autoridades definitivamente não querem.

Mudando totalmente de assunto… 🇺🇸 x 🇹🇷

Durante o final de semana, Joe Biden reconheceu como genocídio os massacres de armênios no Império Otomano em 1915.

  • Foi o primeiro presidente dos Estados Unidos a fazer tal declaração, que representa uma grande mudança no tom norte-americano e pode provocar tensões entre os países.

O porta-voz e conselheiro presidencial da Turquia afirmou ontem que a fala foi ofensiva, desnecessária e que haverá reação de diferentes formas, tipos e graus nos próximos dias e meses.

Além disso, o que mais é importante saber no cenário mundial?

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

Uncategorized

Parque eólico na costa brasileira?

O mar está se abrindo. Pode parecer complexo no primeiro momento, mas você vai entender a relevância. Ontem, foi publicado um decreto

ECONOMIA

Maior alta desde 2014

Oil high. O preço do barril atingiu níveis não vistos desde 2014. Ontem, o barril do Brent, que serve de parâmetro

MUNDO

COVID ou ideologia política?

Dado interessante. É um consenso mundial — e com certeza não é novidade pra você —, que o coronavírus tende a ser