Novo iOS pode influenciar até mesmo usuários de Android

Você leu certo… A companhia fundada por Steve Jobs disponibilizou ontem sua nova versão e aqui você vai entender como esse simples fato pode influenciar um mercado como um todo.

Apesar de poucas mudanças visuais, o iOS 14.5 traz uma alteração significativa na política de privacidade dos usuários, colocando em xeque uma das partes mais importantes de qualquer empresa: a publicidade mobile. Um mercado de US$ 105 bilhões.

Como assim? Nas versões anteriores, basicamente qualquer aplicativo que você tivesse instalado em seu celular era capaz de coletar dados e informações sobre você, o usuário. O novo iOS dificultou isso, criando uma pequena barreira.

Qual barreira? Uma pergunta. A partir de agora, os aplicativos devem, obrigatoriamente, pedir permissão para “trackear” você e seus passos na internet, tais como os sites que acessa e os links que clica. Algo como: “Você permite que esse site compartilhe seus dados…”

O problema: Quando solicitados, a maioria dos usuários — mais precisamente 59% — optou por não permitir o rastreamento dos dados e informações, com base em 13 milhões de participantes analisados nas últimas três semanas. Há pesquisas, inclusive, que indicam uma rejeição de até 99%.

  • Pode parecer bobagem, mas isso influencia diretamente no marketing de inúmeras empresas, assim como no faturamento, mesmo que indiretamente. Por essa razão, a pequena mudança pode causar um impacto gigantesco, indo além dos usuários Apple.

Quem sofre diretamente, no entanto, é o Facebook que possui um modelo de negócio basicamente dependente da coleta de seus dados, que é o que sustenta a efetividade de anúncios online.

Mark Zuckerberg, inclusive, fez campanha contra e disse que a nova política de privacidade vai prejudicar o crescimento de “milhões de empresas em todo o mundo”.

Por outro lado, o CEO do Facebook espera que isso estimule ainda mais as vendas diretas por meio de suas plataformas, fortalecendo a rede social como um shopping.

O que mais há nessa nova versão? Novos emojis, novas configurações para a Siri e, principalmente, a possibilidade de desbloquear com o Face ID usando máscara. risos. 🤪

COMPARTILHE

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

BIZNESS

O diferencial na hora da compra

Nos últimos dois anos, o comércio digital aumentou em uma escala sem precedentes. A disponibilidade dos aplicativos de varejo reformularam a forma como

BIZNESS

Já fez seu skincare hoje? 🧴

(Imagem: Glamour | Reprodução) Skincare. De tanto ouvir falar, você pode pensar que cuidados com a pele se resume a uma