Sem Renan como relator na CPI

Um dia antes da primeira reunião da CPI da COVID-19 — quando o presidente e o relator são escolhidos, apesar de já existirem acordos nos bastidores — a Justiça Federal em Brasília suspendeu a indicação do senador Renan Calheiros para relator da comissão.

A deputada Carla Zambelli foi quem fez o pedido ao juiz, por acreditar que, como Renan Calheiros responde a processos na Justiça, ele teria a imparcialidade comprometida.

  • Além disso, a parlamentar sustenta que ele é pai de Renan Filho, governador do Alagoas, e como serão apurados os desvio de verbas enviadas aos estados, poderia haver um conflito.

O que Renan diz? Que recorrerá. Para ele, essa decisão é uma interferência indevida e orquestrada pelo governo BolsonaroVamos aguardar os próximos capítulos da novela da política brasileira…

Ainda sobre as irregularidades da pandemia: a Procuradoria-Geral da República denunciou, ontem, o governador do Amazonas e mais 17 pessoas por organização criminosa no enfrentamento à pandemia. A PGR pede a perda dos cargos, R$ 2,1 milhões de indenização pelos supostos desvios e a condenação dos denunciados.

Tudo relacionado ao vírus, mas como anda a COVID-19?

A grosso modo, os números de óbitos e casos da doença vêm de duas fontes: o Ministério da Saúde e o consórcio de imprensa (criado quando o portal do governo ficou instável).

Esse indicador é como levantar de uma noite mal dormida e ter café pronto. Em março, a tendência de alta era simultânea em 24 estados e uma queda era muito esperada.

O que mais é destaque no país?

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

DICAS

Eu ouvi sextou?

Já deu pra sentir aquele gostinho do final de semana chegando? Se ainda não bateu a animação, siga as nossas dicas