Renda básica para todos os brasileiros em 2022

Direto ao ponto. Nessa semana, o STF mandou o Governo fixar o valor para uma renda básica e pagar esse benefício a partir de 2022.

  • Como assim? Todos os brasileiros que vivem em situação de pobreza e pobreza extrema — com renda mensal de até R$ 178 — terão direito ao benefício, pensado para atender às despesas minímas com alimentação, educação e saúde.

Mas a ideia não veio do STF… A renda básica é prevista em uma lei de 2004, que Lula sancionou, mas não foi regulamentada. A Defensoria Pública da União entrou com uma ação para viabilizar a criação do benefício, que foi julgada pelos ministros.

O que o Supremo determinou, então? O prazo para o início dos pagamentos. Os ministros divergiam sobre essa data, mas agora formaram maioria para 2022.

Entendendo o macro

O tema da renda básica voltou à tona, em todo o mundo, depois dos impactos da pandemia. A ONU, inclusive, propôs renda básica para um terço da população mundial.

Onde pode preocupar… A notícia fez com que muitos se atentassem ao impacto que o benefício pode causar às contas públicas, sobretudo se for feito sem um planejamento financeiro apropriado. Isso foi ressaltado, inclusive, por Gilmar Mendes.

O que mais é destaque no país?

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

BRASIL

Sem Telegram nas eleições?

Em avaliação. O aplicativo de mensagens Telegram — usado ou quando o WhatsApp fica fora do ar ou para aquele grupo

EXTRA

Meteu essa, Ney?

6 milhões de reais. Esse foi o valor gasto investido por Neymar da Silva Santos Júnior na compra de dois NFTs da coleção

ECONOMIA

Ficamos atraentes de novo?

Venham, dólares, venham. Segundo estimativas das Nações Unidas, o fluxo de Investimento Estrangeiro Direto para o Brasil cresceu mais de 100% no

DICAS

Do nothing & chill ✌️

A única coisa melhor do que saber que é sexta-feira, é poder contar com as nossas dicas do final semana. Mergulhe em