O 1º discurso para o Congresso e um resumo dos 100 primeiros dias

Joseph Robinette Biden Jr. fez um discurso histórico para o Congresso americano ontem, exatamente um dia antes de completar seu 100º dia na Casa Branca. Ao seu lado, estavam Kamala Harris e Nancy Pelosi, o que segundo ele, foi um gesto histórico (mulheres à vista) e jamais feito antes.

Qual foi a pauta? Durante 30 minutos, o democrata discursou sobre basicamente tudo que envolve os Estados Unidos da América, seguindo uma linha de raciocínio pra lá de interessante: (i) seus resultados até aqui, (ii) os problemas americanos e (iii) as soluções do Tio Joe.

Antes de falarmos sobre os principais pontos… Precisamos admitir que os americanos realmente sabem fazer um bom marketing — talvez até tenham inventado essa coisa. Joe Biden, inclusive, parece ter PhD na área. Não que isso seja ruim, muito pelo contrário. O discurso é uma verdadeira aula de vendas e comunicação.

Quais foram os principais pontos?

🦠 Speaking about COVID-19: O país bateu a meta de 100 milhões de doses aplicadas em seus primeiros 100 dias com muita folga. Mais de 200 milhões de norte americanos já tomaram ao menos uma dose.

  • Atualmente, mais de 90% dos americanos vivem a menos de 5 milhas de um posto de vacinação, sendo que todos os maiores de 16 anos já podem se vacinar.

O presidente incentivou os americanos a continuarem se vacinando e afirmou que, muito em breve, os Estados Unidos exportarão muitas vacinas para vários lugares do mundo.

💵 Desigualdade social: Biden disse que a pandemia só aumentou a distância entre ricos e pobres, ressaltando que milionários e bilionários devem existir, porém devem pagar seus devidos impostos, chamando atenção para as manobras fiscais de grandes corporações americanas.

  • O presidente vendeu com muito afinco seu “American Jobs Plan” que vai custar mais de US$ 2 trilhões, dizendo que será um “once-in-a-generation investment”. Esse seria o maior plano de empregos desde a Segunda Guerra Mundial.

Além disso, o líder americano reforçou seu desejo de aumentar o valor da hora trabalhada para US$ 15 e informou que, em 100 dias, mais de 1,3 milhão de novos empregos foram gerados, um recorde que supera qualquer outro presidente.

🇨🇳 Crescimento da China… Competir com a China é uma das raras questões que unem democratas e republicanos, e a preocupação bipartidária está crescendo.

  • Biden enfatizou bastante a necessidade dos EUA de liderarem e dominarem as tecnologias do futuro. Segundo ele, “todo país que tiver uma educação melhor que a dos EUA, será melhor que os americanos.”

E várias outras coisas… Joseph B. também falou sobre as questões raciais, da pauta imigratória, do sistema de saúde e alertou para a violência com armas de fogo. Assista na íntegra aqui.

Boa parte do que foi prometido depende de aprovação do Congresso e, por isso, essa conversa com os membros do Legislativo americano é tão importante para o presidente. A oposição de republicanos chamou o discurso de um “sonho socialista”.

Por ora, qual a relevância disso? Ora, há poucos meses os Estados Unidos estavam em chamas e você deve se lembrar do ataque ao Capitólio. Quando o país mais expressivo do mundo fala, o mundo reage. É só ver como o mercado vai se comportar hoje…

O que mais é destaque pelo mundo?

Deixe uma resposta