As próximas etapas da CPI da COVID-19

Vai começar pra valer. Depois de ter sido instalada na última terça-feira, a Comissão teve uma semana bastante movimentada, focada em realizar o planejamento inicial do que vai acontecer, contando com a apresentação de requerimentos dos seus integrantes.

  • Mais de 300 deles já foram aprovados, incluindo convocações de testemunhas e pedidos de documentação de vários órgãos do Governo Federal, de estados e de municípios.

Quais são as próximas etapas? A atenção, nessa semana, deve ficar nos depoimentos dos três ex-ministros e do atual ministro da saúde e do presidente da Anvisa.

Eles foram chamados com o objetivo de poder ouvir diretamente os que estão — ou estiveram — à frente da pasta da saúde, para entender como ocorreram as operações e os processos na conduta da pandemia até aqui.

Além disso, haverá a análise dos documentos que já foram enviados por diversos órgãos, solicitados pelos senadores, e o início de, pelo menos, seis linhas de investigação:

  • Uso e repasse de recursos federais;
  • Aquisição e distribuição de vacinas, insumos, equipamentos e testes;
  • Colapso de saúde no Amazonas;
  • Atribuição de responsabilidades e competências no combate à crise;
  • Produção, distribuição e recomendação de cloroquina e falhas na compra de remédios do kit intubação;
  • Saúde indígena;

Ainda há outros pontos que membros da comissão também desejam apurar, como contratos e ações de publicidade do Governo durante a pandemia, saídas do Presidente da República pelo DF em meio à crise sanitária e disseminação de informações falsas sobre a COVID-19.

Não sabe bem como funciona uma CPI? Explicamos aqui.

O que mais é destaque por aqui?

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

NEGÓCIOS

Avisa lá que a Audi voltou

Q3 de volta. Ontem, a Audi anunciou um investimento de R$ 100 milhões para retomar a produção de seus veículos no Brasil, depois