O atual cenário da maior economia do mundo

Vem alta nos juros por aí? Ontem, a Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse que as taxas de juros americanas podem ter que subir um pouco, para impedir que a economia superaqueça.

Explicando: Nos últimos meses, o governo americano injetou trilhões de dólares no país, por meio dos pacotes de estímulo. Com isso, depois da desaceleração da pandemia, a roda da economia está voltando a girar — por ter mais dinheiro circulando — e, consequentemente, a gerar mais consumo.

  • No entanto, o aumento da demanda gera maiores preços, o que pode gerar alta da inflação. Para conter essa inflação, em um curto prazo, a estratégia é, justamente, aumentar os juros. Isso porque: juros maiores = menos créditos cedidos = menos dinheiro circulando = menor demanda = baixa nos preços = menor inflação. Ufa.

Cada macaco no seu galho… O órgão responsável por determinar os juros básicos americanos é o Federal Reserve, e não o Tesouro. Por isso, horas depois, Yellen afirmou que não estava recomendando, nem fazendo previsões, e defendeu a independência do banco central do paísPra resumir: falou demais e teve que se explicar. risos.

Os pacotes trilionários já mostram consequências… No 1T, a economia dos EUA teve um crescimento significativo do PIB, de 6,4%. Por outro lado, com mais dinheiro nas mãos dos consumidores, a compra de produtos do exterior aumentou, agravando ainda mais o déficit comercial americano, que bateu o recorde em março.

O que mais é destaque em economia?

#ShareDêNius

INDICAÇÕES

Se você gostou da edição de hoje, compartilhe com um amigo ou com os colegas de trabalho. Ao compartilhar, você ganha prêmios exclusivos, incluindo a nossa edição de sábado.

#ShareTHENEWS. Afinal, você não quer ser o único inteligente e bem informado de seus amigos.

the news

Mais inteligente em 5 minutos. Somos uma newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito e só clicar no botão abaixo.

O próximo anunciante pode ser você. É só clicar aqui.

Até amanhã!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

NEGÓCIOS

Avisa lá que a Audi voltou

Q3 de volta. Ontem, a Audi anunciou um investimento de R$ 100 milhões para retomar a produção de seus veículos no Brasil, depois