Menos bebês em São Paulo

São Paulo é só um dos 26 estados do Brasil, mas é capaz de nos dar insights interessantes. Um estudo mostrou queda no número de nascimentos no estado em 2020, uma diminuição de 31 mil, ou 5,3%.

Por que isso é relevante? Pois reflete na estrutura etária da população, principalmente a mais jovem. Como a queda não foi apenas no ano pandêmico, mas ao longo de 10 anos, ela pode resultar até mesmo em mudanças no planejamento econômico.

Um exemplo… Aumento do foco na população mais velha, já que quando a taxa de fecundidade diminui, a tendência é de envelhecimento da população, como acontece em vários países europeus.

Outro ponto interessante é que a proporção de mães com menos de 20 anos caiu de 15% para 9,7% em 10 anos, ou seja, a gravidez na adolescência diminuiu.

Uma coincidência: Norte americanos também estão tendo menos filhos. Por lá, os os nascimentos também diminuíram em todas as faixas etárias no ano de 2020. Aliás, é sexto ano consecutivo em que o número de nascimentos diminui. O ano passado teve a menor quantidade de nascimentos desde 1979.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

TECNOLOGIA

O unicórnio ultra-rápido

Daki. Com apenas 10 meses de operação, a startup brasileira — com um tempero mexicano — se tornou o mais novo

DICAS

A sexta-feira do ano chegou

Dezembro chegou, e com ele a famosa sexta-feira do ano. Libere a tensão para conseguir retomar o rumo na segunda-feira —