Selic sobe mais uma vez

Se nos EUA foram só rumores, aqui, foi de verdade. No final do dia de ontem, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual. Essa foi a segunda alta do ano na Selic, que agora está em 3,50% ao ano.

O principal motivo: Conter as perspectivas de inflação para 2022 e evitar um pior cenário no próximo ano. Isso porque o IPCA, índice que mede a alta nos preços, dos últimos 12 meses está em 6,10%, bem acima da meta desse ano, de 3,75%.

  • Na edição de ontem, explicamos qual é a relação entre esses dois fatores… Se essa é sua primeira vez com a gente, ou se anda meio esquecido, é só clicar aqui.

O Copom ainda sinalizou que, na próxima reunião — em 16 de junho —, deve ser definida uma outra alta da mesma dimensão, mas ressaltou que depende sempre de como estará o desempenho da economia.

Como o mercado reagiu? Não reagiu. Calma. É que o anúncio do Comitê veio só depois do pregão de ontem. De qualquer jeito, os investidores já esperavam esse aumento e, agora, devem se atentar aos sinais de até onde pode chegar essa alta dos juros.

Falando em mercado… O Ibovespa fechou aos 119.564 pontos, um crescimento de 1,57% que se deu, principalmente, pelos resultados positivos do 1T de Bradesco e Gerdau. Enquanto isso, o dólar fechou cotado a R$ 5,36, baixa de 1,20%.

O que mais é destaque em economia?

#ShareDêNius

INDICAÇÕES

Se você gostou da edição de hoje, compartilhe com um amigo ou com os colegas de trabalho. Ao compartilhar, você ganha prêmios exclusivos, incluindo a nossa edição de sábado.

#ShareTHENEWS. Afinal, você não quer ser o único inteligente e bem informado de seus amigos.

the news

Mais inteligente em 5 minutos. Somos uma newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito e só clicar no botão abaixo.

O próximo anunciante pode ser você. É só clicar aqui.

Até amanhã!

Deixe uma resposta