É isso mesmo, você não leu errado. Nesse sábado, a presidente da Comissão Europeia anunciou que a União Europeia fechou um acordo de 900 milhões de doses da Pfizer (com opção de compra de mais 900 milhões) para serem entregues de 2021 a 2023.
Vacina pra dar e vender… O bloco conta com 445 milhões de habitantes e, até o momento, já foram aplicadas quase 169 milhões de doses contra o coronavírus. As excedentes devem ser utilizadas para um possível reforço ou, ainda, para a revenda a outros países.
O contrato vem depois da UE ter entrado com uma ação judicial contra a AstraZeneca. Segundo o bloco, o laboratório não respeitou o que foi definido e não tem um plano para realizar a entrega dentro do prazo. Esse atraso é visto como a causa da lenta vacinação europeia.
A meta continua a mesma: Vacinar 70% da população adulta do bloco até julho desse ano. Até agora, 12% das pessoas estão completamente imunizadas e 31% receberam, pelo menos, uma dose. Será que os europeus vão poder aglomerar nesse verão?
O que mais é destaque pelo mundo?