Despejo de famílias, TikTok e Ramadã

Complexo ao extremo. Com tantos antecedentes, escrever sobre os conflitos do Oriente Médio é sempre um desafio. Mas, como você deve ter ouvido falar sobre a situação por lá, vamos responder a seguinte pergunta: o que está acontecendo em Jerusalém?

O contexto: os ataques ocorreram depois que militantes palestinos — incluindo o Hamas, grupo que controla a Faixa de Gaza — dispararam mais de 150 foguetes contra Israel. Os últimos dias estão sendo tensos, envolvendo o despejo de famílias, o TikTok e o Ramadã.

Despejo de famílias palestinas

O bairro Sheikh Jarrah era habitado por judeus, mas, quando a Jordânia conquistou a área, eles foram expulsos e os árabes se mudaram para lá. Décadas depois, famílias judias estão pedindo seus territórios de volta, tirando famílias árabes de suas casas.

TikTok

Há algumas semanas, vídeos de jovens palestinos esbofeteando judeus ortodoxos por diversão viralizaram, gerando revoltas e conflitos entre judeus, árabes e palestinos.

Ramadã

Durante o Ramadã, Israel impôs um limite de 10.000 pessoas nas orações na mesquita de Al-Aqsa, rejeitando dezenas de milhares de palestinos, o que gerou revolta.

Ainda não podemos nos esquecer da indecisão política em Israel, que segue com governo transitório e indefinido depois de 4 eleições em 2 anos.

Resultado: Uma combinação de ingredientes como essa não pode resultar em um bolo fofinho. O bolo explodiu.

O que mais é destaque no cenário mundial?

Deixe uma resposta