Moradores de Botucatu rindo de orelha a orelha. A cidade paulista começou, ontem, a imunização em massa de sua população em um experimento sobre a vacina de Oxford/AstraZeneca.
- Nesse domingo, foram aplicadas 63.150 doses em Botucatu, quase 60% da população adulta, que é de 106 mil habitantes.
Sobre o estudo
O município foi escolhido para participar de uma pesquisa inédita do Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacina contra as cepas do coronavírus.
- Durante os oito meses de estudo, os cientistas pretendem fazer o sequenciamento genético de todos casos positivos, para saber se o antígeno produzido pela Fiocruz é eficaz contra todas as cepas que circulam na cidade.
E também para analisar os resultados da vacinação em si… A pesquisa vai servir para comparar a eficiência da imunização em massa com as outras cidades da região, analisando os números de casos graves, internações e óbitos.
Está se perguntando por que a sua cidade não foi a escolhida para o estudo? Segundo o Ministério da Saúde, Botucatu foi escolhida por ter as condições ideais para o teste. Algo semelhante aconteceu em Serrana, mas com a CoronaVac. Uns chamam de cobaias, outros de sortudos…
O que mais é destaque no país?