Pazuello responde perguntas, mas depoimento é suspenso

Time out. O evento mais aguardado da CPI da COVID-19 definitivamente não aconteceu como a maiora das pessoas esperava. Ontem, o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, começou a prestar seu depoimento como testemunha, mas o ato foi suspenso.

O motivo? É aqui que a coisa fica interessante… Segundo o Senado Federal, a sessão foi suspensa porque o ex-ministro passou mal e foi atendido pelo médico e senador Otto Alencar. O general, no entanto, negou a afirmação.

Apesar disso e da permissão para ficar calado, Pazuello falou…

Lembre-se que essa CPI tem como objetivo a investigação das condutas e omissões do Governo Federal no enfrentamento da pandemia.

gestão de Pazuello foi marcada por algumas polêmicas, incluindo a recomendação de tratamento precoce e do uso da cloroquina, assim como pelo colapso da saúde em Manaus e a suposta demora do governo em comprar as vacinas.

Um prato cheio para os senadores, que não pouparam o depoente. Questionado sobre esses e outros temas, Pazuello afirmou que:

  1. O Ministério da Saúde repassou aos demais entes da federação R$ 115 bilhões durante o ano de 2020, para o enfrentamento da pandemia;
  2. Não houve qualquer ordem ou interferência do Governo Federal durante a sua gestão, alegando que teve 100% de liberdade para montar seu time e assumir a pauta;
  3. As doses da Pfizer não foram adquiridas de prontidão, pois as cláusulas eram assustadoras e o preço era bem mais alto em relação as outras que estavam sendo negociadas;
  4. Não foram adquiridas doses de vacinas pelo Consórcio Internacional Covax Facility, por causa do custo e da falta de garantias de recebimento;
  5. Manaus só ficou sem oxigênio por 3 dias e que ele, inclusive, se antecipou em relação ao colapso que estava por vir;
  6. Só houve distribuição de cloroquina por demanda dos próprios estados e municípios, não se tratando de uma iniciativa do Governo Federal em si.

Eduardo Pazuello — que ficou à frente da Saúde entre 16 de maio de 2020 e 24 de março de 2021 — disse à CPI da Pandemia que saiu do ministério porque “cumpriu sua missão”.

O depoimento de Pazuello deve ser retomado hoje, por volta das 09:30 da manhã. Vamos ver no que vai dar…

Aos novatos: Aqui, a conclusão e o senso crítico são sempre do leitor. Clique aqui, inclusive, se quiser assistir ao depoimento na íntegra ou aqui, caso queira um recap mais completo.

O que mais foi destaque aqui no Brasil?

COMPARTILHE

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

BIZNESS

O diferencial na hora da compra

Nos últimos dois anos, o comércio digital aumentou em uma escala sem precedentes. A disponibilidade dos aplicativos de varejo reformularam a forma como

BIZNESS

Já fez seu skincare hoje? 🧴

(Imagem: Glamour | Reprodução) Skincare. De tanto ouvir falar, você pode pensar que cuidados com a pele se resume a uma