Não se sabe quando, mas o caminho está se abrindo. O Banco Central divulgou, ontem, as diretrizes para a criação de uma moeda digital, como uma extensão da moeda física.
- O BC diz que tem promovido discussões internas e internacionais sobre o tema, buscando acompanhar a evolução tecnológica da economia brasileira.
Um ponto de atenção… O responsável pela provável futura frente realçou que a moeda digital será diferente das criptomoedas. Segundo ele, os criptoativos — como o Bitcoin — têm características de ativos, não de moeda. Sobre esses, o Banco Central continua opinando serem arriscados.
Quais as diretrizes? Aqui estão algumas:
-
Ênfase na possibilidade de desenvolvimento de modelos inovadores;
-
Previsão de uso em pagamentos de varejo;
- Capacidade para realizar operações online e, eventualmente, até offline.
Mas vai demorar… A expectativa é que as condições necessárias para a implementação da moeda sejam reunidas em dois ou três anos. Será que, no futuro, o dinheiro físico vai se tornar obsoleto?
Mudando de assunto…
Nessa quinta-feira, acontecerá o Dia Livre de Impostos. Para quem não conhece, nessa data, lojistas prometem descontos de até 70%, sem os tributos cobrados pelo governo.
- São mais de mil lojistas de todo o país participando e, dessa vez, o evento incluirá o online. Para ver as empresas participantes, clique aqui.
A iniciativa é promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem, com o objetivo de alertar a população sobre o alto volume de impostos pagos e sensibilizar as autoridades sobre a carga tributária que recai sobre o setor varejista. Dia de compras?
O que mais é destaque no país?