Oposição se junta para tirar atual primeiro-ministro

Centro, direita e esquerda juntos? Em Israel, isso está prestes a acontecer. Para tirar o atual primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, no poder desde 2009, uma coalizão inusitada parece virar realidade.

O líder do partido de direita, Naftali Bennett, anunciou que pretende se juntar ao centrista e líder da oposição, Yair Lapid, incluindo também a esquerda.

Para se ter uma ideia do contexto, só nos últimos dois anos, nem mesmo quatro eleições conseguiram alterar o cenário político.

Como assim? No sistema político do país, os eleitores votam em partidos e os mais votados têm mais cadeiras no parlamento. O primeiro, por sua vez, ganha o direito de tentar formar a maioria para assumir o governo.

Com isso, o presidente israelense deu a Yair Lapid o direito de formar, até essa quarta-feira, um governo de unidade nacional que reúna direita, centro e esquerda. Se isso não acontecer, provavelmente novas eleições serão convocadas.

E é aí que está a relevância. Com a entrada do partido de direita na coalizão, as chances desse “governo de mudança” ser formado aumentam bastante. Caso ele seja mesmo instituído, o acordo é que os dois líderes alternem o poder. Resta ver como as ideias contrárias iriam conviver…

O que mais foi destaque pelo mundo?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ