A Copa América acontecerá no Brasil?

Será que é hora de gritar gol? Ontem, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou em seu Twitter que o Brasil será a nova sede da Copa América, com início previsto para o dia 13 deste mês.

Do nada? Não. A competição aconteceria, inicialmente, na Colômbia e na Argentina. Na semana passada, com o agravamento dos conflitos no cenário político colombiano, ficou definido que o evento aconteceria somente na terra dos hermanos.

  • No entanto, o governo argentino afirmou que seria difícil realizar a Copa no país por conta dos números da pandemia nesse domingo e, rapidamente, a Conmebol suspendeu o campeonato.

Na busca por um novo local, o Brasil surgiu como a opção mais viável, principalmente pela ampla e nova estrutura de estádios que tem. Aparentemente, o Governo Federal deu o sinal positivo à Conmebol.

Aparentemente pois o Ministro da Casa Civil afirmou que nada está confirmado. Luiz Eduardo Ramos disse que, caso a competição se realize, duas coisas serão essenciais: (i) os estádios não receberão público e (ii) todas as delegações devem estar vacinadas.

E a repercussão? ⚽

Negativa, em sua maioria. Tanto nas redes sociais — trending topic no Twitter — quanto de alguns governadores que, inclusive, já negaram a realização do torneio em seus respectivos estados, como é o caso de PE, RN, MG e RS.

O PT entrou como uma ação no STF pedindo a suspensão da competição e o PSB promete fazer o mesmo. Ambos temem uma 3ª onda com a vinda do torneio.

Zoom out: Apesar da repercussão, competições esportivas não estão paradas no país. Estaduais estavam sendo realizados, o Brasileirão começou e a Libertadores segue normal na América Latina. João Dória, por exemplo, não se opôs à realização da Copa, mas disse que São Paulo já está com seus estádios ocupados com outras competições.

O que mais é destaque por aqui?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ