Terceiro filho liberado na China

Você já deve conhecer a política de natalidade da China. No entanto, ontem, o polêmico governo decidiu dar uma flexibilizada…

Desde 1980, o partido impôs limites de natalidade para conter o crescimento populacional. Em 2015, passou a ser permitido dois filhos ao invés de um só.

O que está por trás da decisão?

O rápido envelhecimento da população chinesa. Para o governo, o número de pessoas em idade produtiva está caindo rápido demais, ameaçando as ambições do país.

  1. Há 10 anos, a proporção de pessoas em idade ativa, de 15 a 59 anos, era de 70,1%. No ano passado, foi de 63,3%.
  2. O grupo com 65 anos ou mais cresceu de 8,9% para 13,5%.
  3. Nasceram 12 milhões de bebês no ano passado, quase 1/5 a menos que em 2019.
  4. A taxa de fecundidade está em 1,3, bem abaixo dos 2,1 para manter a população.

Por que entender esses números é tão relevante? Quando a população envelhece, a pressão aumenta sobre as pensões e o sistema de saúde. Somado a isso, se a taxa de natalidade cai, haverá menos trabalhadores para sustentar os futuros aposentados.

Falando em aposentados… Os líderes também concordaram sobre a necessidade de aumentar a idade para se aposentar, visando manter mais pessoas na força de trabalho.

Vai surtir efeito? Se os resultados forem os mesmos da diminuição das restrições em 2015, não. Desde lá, o número total de nascimentos caiu, afinal, há outros motivos para não se ter mais filhos… Os altos custos de criação, a falta de tempo com o excesso de trabalho e a necessidade de cuidar dos pais idosos.

O que mais é destaque no cenário mundial?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

TECNOLOGIA

O unicórnio ultra-rápido

Daki. Com apenas 10 meses de operação, a startup brasileira — com um tempero mexicano — se tornou o mais novo

DICAS

A sexta-feira do ano chegou

Dezembro chegou, e com ele a famosa sexta-feira do ano. Libere a tensão para conseguir retomar o rumo na segunda-feira —