Só ela para unir tão facilmente democratas e republicanos. Ontem, bem no fim da noite, o Senado americano aprovou um projeto de lei que destina mais de US$ 200 bilhões para investimentos na área de ciência e tecnologia, pensando na “ameaça” chinesa.
- O desenvolvimento da China, que se torna cada vez mais competitiva tecnologicamente, tem se tornado uma preocupação comum à maioria dos americanos — que temem perder o posto de maior potência do mundo.
O que diz o projeto? A ideia prevê fomentar o setor de Science & Tech através de benefícios a fabricantes e muitos recursos para centros de pesquisa — basicamente, uma ajudinha governamental para que a inovação aconteça em solos americanos.
O pacote também inclui exigências de que os insumos usados em todos os projetos de infraestrutura subsidiados pelo governo sejam produzidos dentro dos EUA.
Por que é relevante? Esse é a primeira grande iniciativa do governo Biden que pode interferir diretamente na relação americana com os chineses. Algo que, de certa forma, lembra um pouco a postura de seu antecessor, Trump.
Um ponto crucial: No projeto, está incluído um investimento específico para aumentar a P&D em semicondutores e equipamentos de telecomunicações, já pensando no 5G e na escassez de chips causada pela pandemia.
Agora, o projeto segue para a Câmara e, se aprovado pelos deputados, seguirá para Biden sancionar.
O que mais foi destaque ao redor do mundo?
- Macron, presidente da França, é agredido com tapa no rosto
- Amazon, The New York Times, redes sociais e diversos sites no mundo sofrem apagão e ficam fora do ar
- O CDC dos EUA facilita recomendações de viagens em cerca de 110 países
- Japão pretende realizar Olimpíadas com espectadores locais
the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.