O possível choque inflacionário de 2021

Ontem, foi divulgado um importante indicador para a economia brasileira: o IPCA. O índice, que mede a inflação, subiu 0,83% em maio — o maior aumento para o mês desde 1996. No acumulado, o índice agora atinge 8,06% em 12 meses.

  • O principal motivo para a alta foi o encarecimento das contas de luz, com a bandeira vermelha acionada após o alerta de emergência hídrica.

Pense que o aumento da conta de energia é sentido por toda a população, além de resultar em mais custos para o setor de serviços, indústrias e agronegócio. Esses custos, por sua vez, são repassados para o consumidor.

Ponto de atenção: o INCP, que mede a inflação percebida pelas famílias de classe mais baixa, chegou a 0,98%, ainda maior que o IPCA.

O aumento foi acima do esperado, fazendo com que a preocupação dos investidores com a condução da política monetária pelo Banco Central este ano crescesse.

De modo geral, a dinâmica da inflação parece precisar de um monitoramento mais próximo. O Copom — Comitê de Política Monetária — vai se reunir na próxima semana para definir quais serão os próximos rumos, com a decisão sobre a Selic.

O que mais é importante no cenário econômico?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

COMPARTILHE

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ