Witzel não gostou da CPI

Ontem, o ex-governador do Rio de Janeiro, que sofreu impeachment no final de abril, depôs à CPI da COVID-19. Vamos daquele jeito: só o que teve de mais relevante — e as conclusões ficam por vossa conta. risos.

O governo federal na pandemia: Ele afirmou que o nível de cooperação do governo aos estados no combate à pandemia foi quase zero e que o presidente Jair Bolsonaro deixou os governadores à mercê da desgraça que viria.

O caso Marielle Franco: Ele afirmou que passou a ser perseguido por ter mandado investigar sem parcialidade o caso Marielle, completando que o presidente Jair Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade ao acusá-lo de manipular a Polícia do RJ.

  • Mas o que isso tem a ver com pandemia? Segundo a argumentação de Witzel, por ele não ter atuado diante do caso Marielle como Bolsonaro queria, o presidente cortou a relação entre os dois, o que teria afetado ainda mais o acesso do estado do Rio à ajuda do governo federal na pandemia.

Em outro momento, o senador Flávio Bolsonaro — que não faz parte da Comissão, mas estava como convidado — trocou algumas farpas com Witzel, falando que faz questão de ‘desmascarar a falsa narrativa criada’.

O ponto alto: prestes a ser questionado sobre os valores pagos na compra de respiradores, Witzel se retirou da sessão, fazendo uso do habeas corpus concedido a ele pelo STF.

O ex-governador agradeceu a oportunidade, disse ter certeza de que tem muito a contribuir futuramente e explicou que decidiu se retirar porque a sessão não estava mais sendo conduzida de forma civilizada.

A expectativa é que ele seja ouvido mais uma vez. Nessa sexta-feira, os integrantes vão votar se será uma sessão privada — de portas fechadas — ou não.

O que mais é destaque no Brasil? 

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

TECNOLOGIA

O unicórnio ultra-rápido

Daki. Com apenas 10 meses de operação, a startup brasileira — com um tempero mexicano — se tornou o mais novo

DICAS

A sexta-feira do ano chegou

Dezembro chegou, e com ele a famosa sexta-feira do ano. Libere a tensão para conseguir retomar o rumo na segunda-feira —