Mais um passo para a privatização da Eletrobras

Foi por pouco. Ontem, o Senado aprovou o texto da Medida Provisória que permite a capitalização da Eletrobras. No entanto, como houve modificações no conteúdo da proposta, ela voltará para a Câmara, onde terá que ser votada até terça-feira.

Antes de mais nada, qual a diferença entre capitalização e privatização? Enquanto capitalizar significa vender somente uma parte da empresa para uma ou mais pessoas, privatizar é vender a empresa toda e passar a gestão a um dono ou grupo do setor privado.

  • É como ukulele e violoncelo, já que até se parecem, tem relação, mas não são a mesma coisa. Deu pra entender? risos.

De volta à Medida Provisória: A projeção é que, por meio da venda de ações, o governo diminua a sua participação com direito a voto de 61% para 45%.

Apesar de perder o controle, a União ainda terá o direito a veto das decisões mais importantes.

Por último e não menos importante, também há estabelecido um limite de participação de 10% a cada acionista, para evitar a criação de uma influência central dentro da empresa.

O que mais é destaque por aqui?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Deixe uma resposta