Chuva, China e as importações de soja brasileira

Soja, soja e mais soja. No mês de maio, as importações chinesas de soja do Brasil subiram 82% em relação a abril.

Pensando em números absolutos… A China comprou 9,23 milhões de toneladas de soja do nosso país em maio, em comparação com 5,08 milhões de toneladas no mês anterior.

Por que o boom? Nada de muito extraordinário, economicamente falando. O aumento se deu por conta das chuvas que atrasaram a saída de algumas embarcações do BR em março e abril, fazendo com que a chegada do produto se acumulasse no mês passado.

Mas então qual a relevância? O valor foi superior ao mesmo período no ano passado, mostrando um leve aumento de cerca de 400 mil toneladas.

Olhando o todo… Talvez até mais importante que o aumento mensal, é observar os primeiros cinco meses do ano, que apresentaram queda nas exportações para os chineses — de 22 milhões de janeiro a maio de 2020 para 15,66 no mesmo período neste ano.

O que é importante no início da semana?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Deixe uma resposta