Esqueça tudo que você sabe sobre o algoritmo do Instagram

Segredo relevado, oficialmente. Talvez um dos maiores mistérios da atualidade seja a lógica por trás dos algoritmos do Instagram. Ontem, pela primeira vez, o CEO da plataforma se manifestou publicamente, explicando quase tudo sobre o tema ou, ao menos, tudo que podemos saber até o momento.

Qual a relevância disso? Se você só consome conteúdo, é como ler a tabela nutricional de um alimento. Se você produz conteúdo ou usa profissionalmente, é como saber as regras do jogo que você está jogando.

Sobre o que ele falou?

Basicamente, ele esclareceu perguntas como (i) Qual o critério para o Instagram decidir o que aparece primeiro para você?; (ii) Por que algumas postagens têm mais visualizações do que outras? (iii) Como se dá a ordem dos posts?

Seus posts aparecem de acordo com uma previsão que a plataforma faz do que é mais provável que você tenha interesse de ver, baseando-se em 5 critérios principais, nessa ordem:

  1. Tempo gasto vendo a postagem;
  2. Clicar em curtir;
  3. Comentar;
  4. Salvar;
  5. Ir até o perfil que postou.

De acordo com cada um desses elementos, o Instagram gera uma pontuação, criando um ranking com os posts que estão disponíveis e você ainda não viu.

A palavra chave é engajamento

Tudo que o Instagram quer — e isso ficou muito claro — é te mostrar com bastante precisão aquilo que você realmente quer ver, deixando de lado aquilo que ele já sabe, pelo seu score, que não chamará tanto a sua atenção — medida pelos critérios 1 a 5.

No ‘Explorar’, a lógica é diferente. Aqui, eles cruzam os conteúdos de quem curte os mesmos conteúdos que você.

Resumindo… Tudo isso acaba fazendo com que você passe mais tempo na ferramenta. Basta comparar quantas horas você gasta hoje e o que você gastava há dois anos. É bem provável que você tenha aumentado seu tempo.

O que poucos enxergam?

Dar mais transparência ao funcionamento do algorítimo pode ser um diferencial competitivo frente ao rival TikTok, que é questionado pela integridade de suas recomendações. De bobo, só tem a gente mesmo…

Por último, o que faltou? A pergunta do milhão, que gera briga entre casais e curiosidade infinita… A lógica da ordem de quem viu seu story, especialmente a primeira pessoa. risos.

Nada melhor que assistir na íntegra. É só clicar.

O que mais é destaque em tecnologia?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

TECNOLOGIA

O unicórnio ultra-rápido

Daki. Com apenas 10 meses de operação, a startup brasileira — com um tempero mexicano — se tornou o mais novo

DICAS

A sexta-feira do ano chegou

Dezembro chegou, e com ele a famosa sexta-feira do ano. Libere a tensão para conseguir retomar o rumo na segunda-feira —