O Facebook é um monopólio?

Se é, não há provas suficientes… Pelo menos não para o tribunal federal de Washington. Em dezembro, a FTC — Comissão Federal do Comércio — e um grupo de procuradores-gerais atacaram o Facebook, com dois processos, argumentando que a empresa detém o monopólio das redes sociais.

  • A denúncia envolveu principalmente as compras no WhatsApp e Instagram, uma grande aposta da companhia no e-commerce, e não mais apenas redes sociais.

Ontem, no entanto, os dois casos foram rejeitados por falta de provas. Como resultado, as ações do FB dispararam, a empresa atingiu US$ 1 trilhão em valor de mercado e o S&P 500 e a Nasdaq (dois índices americanos) renovaram recordes.

E se o juiz tivesse aceitado os processos? Bem… Aí a história seria outra. Mark Zuckerberg teria que colocar suas aquisições de volta ao mercado, à venda.

A relevância… Nos últimos tempos, a pauta antitruste parece ter entrado para as políticas públicas e as BIG TECHs estão na mira dos reguladores. As gigantes da tecnologia correm risco mesmo ou só estão na boca dos congressistas americanos?

O que mais você precisa saber sobre o cenário mundial:

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ