130 países deram seu “ok”. Ontem, a secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, anunciou que um grupo de 130 nações — que representa mais de 90% do PIB global — concordou com um imposto corporativo global mínimo de 15%.
Para quem está com a memória ruim: A ideia da “Reforma Tributária Global” é estabelecer um imposto mínimo para tributar as multinacionais onde elas operam e obtém lucros, não apenas onde estão registradas formalmente.
- A consequência da nova política é que os paraísos fiscais, como países no Caribe e até a Irlanda, deixariam de ser tão paradisíacos assim. A expectativa é que, com isso, sejam gerados, a cada ano, US$ 150 bilhões a mais em impostos.
A relevância… Depois de entrar em vigor, em 2023, essa será a maior mudança no sistema tributário internacional em 100 anos. Um verdadeiro divisor de águas para os CFOs mundo afora.
Zoom Out: Nas últimas décadas, para atrair empresas, muitos países diminuíram seus tributos como forma de incentivo. Agora o jogo parece estar mudando… Será que o fato de muitas companhias terem se tornado maiores que nações influenciou?
O que mais é destaque no cenário global?
- Prédio de quatro andares desaba em Washington
- França decreta que serviços de streaming devem investir pelo menos 20% da renda no país em produções locais
- Portugal impõe toque de recolher em áreas para conter pico de COVID-19
the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.
Para se inscrever, clique aqui.