Talvez você esteja no lugar certo e na hora certa

América Latina e los Unicornios… Em espanhol, propositalmente, para que você volte e leia com o sotaque latino. Já falamos aqui sobre o crescimento dos unicórnios ao redor do mundo, especialmente neste ano — mais de 237 e isso é mais que os anos 2015, 2016 e 2017 juntos.

Mas há algo ainda mais legal… Uma análise isolada da América Latina. Por aqui, é o Brasil quem lidera o ranking das dez startups mais valiosas, sendo país “quintal” de sete dos principais unicórnios latinos.

Numericamente falando: O ecossistema latino já soma 1.005 empresas — considerando apenas aquelas que já receberam mais de US$ 1 milhão em investimento — e, juntas, somam um valor de mercado de US$ 221 bilhões.

Por que importa? Além da maioria delas fazer parte do seu cotidiano, isso é quase uma mudança de identidade continental. Durante décadas, as empresas latino-americanas mais valiosas estavam relacionadas somente ao petróleo ou à mineração, e os países daqui eram vistos como exportadores de commodities.

  • Basta considerar que a Mercado Livre, empresa de tecnologia argentina de 1999, — ao contrário do que a maioria imagina — é mais valiosa que a Petrobras.

Por falar em Argentina… A “rivalidade” com os hermanos também se repete no mundo dos negócios. Cerca de 85% das startups no continente estão concentradas nos dois países.

Importante dizer que vencemos por muito em número de unicórnios. No BR são 16 unicórnios, enquanto na Argentina podemos encontrar 5.

Takeaway:

Considerado um continente de economias emergentes e menos desenvolvido, a quantidade de problemas a serem resolvidos com soluções replicáveis de fora é grande, o que torna a América Latina um excelente lugar para se empreender.

Além disso, como as moedas latinas são menos valiosas que Euro e Dólar, o impacto de investimentos financeiros estrangeiros no potencial das startups latinas é ainda maior. ¿A qué estas esperando? se ríe (risos).

O que mais é destaque em tecnologia?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

DICAS

Eu ouvi sextou?

Já deu pra sentir aquele gostinho do final de semana chegando? Se ainda não bateu a animação, siga as nossas dicas