Omar Aziz manda prender Roberto Dias

Isso mesmo, prisão. O presidente da CPI, Omar Aziz, mandou prender Roberto Dias, ex-diretor de Logística da Saúde, que estava prestando depoimentoFoi a primeira vez em que alguém sai da Comissão direto para a delegacia.

Pra entender: Dias foi convocado para dar explicações sobre a acusação de que ele teria pedido propina de US$ 1 por dose na compra da vacina Covaxin, além de que teria pressionado um servidor do ministério para agilizar as negociações.

  • Essas acusações foram feitas à CPI por Dominguetti, que se disse representante da Davati Medical Supply, empresa que estaria intermediando as negociações da compra da Covaxin. Relembre clicando aqui.

Mas, afinal, por que preso?

Omar Aziz entendeu que Roberto Dias não cumpriu o juramento de falar a verdade durante a seção, mentindo e se esquivando das perguntas dos senadores.

O principal ponto: O presidente disse que Dias mentiu ao falar que não conhecia Dominguetti, sendo que um áudio já exibido na CPI e o próprio Dominguetti apontaram o contrário.

O que diz a defesa?

Ainda na seção, disse que não há nenhuma prova concreta para tal decisão. Depois, a advogada de Dias decidiu que vai entrar no STF com o pedido de habeas corpus, alegando o crime de abuso de autoridade de Osmar Aziz.

  • Outra coisa que devem argumentar é que, pelo regimento do Senado, comissões não poderiam estar mais acontecendo àquela hora, tornando o ato nulo.

As próximas etapas: Dias foi levado pela Polícia Legislativa a uma delegacia e deve comparecer a uma audiência ainda hoje, para falar diante de um juiz.

O que mais você precisa saber sobre o cenário nacional?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

DICAS

Eu ouvi sextou?

Já deu pra sentir aquele gostinho do final de semana chegando? Se ainda não bateu a animação, siga as nossas dicas