O que Biden quer para as empresas americanas?

Fair play. Na sexta-feira, o POTUS — para quem não sabe, President of the United States — assinou uma ordem executiva, com 72 medidas, para promover uma concorrência mais justa.

  • Com foco em grandes empresas, Biden quer fazer com que a economia dos Estados Unidos seja mais competitiva e com uma concorrência ampla.

Capitalism without competition isn’t capitalism. Essa foi uma das frases do presidente. Como os documentos são muito abrangentes, vamos destacar três pontos importantes aqui…

  1. Fusões: Biden exige que as fusões no meio tecnológico sejam examinadas minuciosamente, principalmente pelas plataformas dominantes — Google, Microsoft, Facebook, Apple e cia;
  2. Relações de trabalho: Empresas não mais poderão criar certas cláusulas ou empecilhos financeiros para que seus trabalhadores troquem de emprego. Há quase 50 milhões de americanos com cláusulas de “noncompete” atualmente.
  3. Voos: O presidente pediu ao Departamento de Transporte que faça com que as cias aéreas reembolsem seus passageiros em caso de malas extraviadas/atrasadas ou quando um serviço divulgado não for oferecido — tipo o Wi-Fi à bordo que não funciona.

De modo geral, as medidas mostram ao que Biden está atento: Antitruste. A falta de competição entre as corporações aumenta os preços e diminui os salários, o que impacta diretamente na vida dos americanos.

Inclusive… Segundo a própria Casa Branca, o impacto disso ao lar médio do país é de US$ 5.000 por ano. Para entender a matemática, você vai ter que aprofundar. É só clicar.

O que mais é preciso saber no cenário mundial?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

TECNOLOGIA

O unicórnio ultra-rápido

Daki. Com apenas 10 meses de operação, a startup brasileira — com um tempero mexicano — se tornou o mais novo

DICAS

A sexta-feira do ano chegou

Dezembro chegou, e com ele a famosa sexta-feira do ano. Libere a tensão para conseguir retomar o rumo na segunda-feira —