A reação do governo cubano aos protestos

“A culpa é dos EUA”. Como você deve saber, no domingo, milhares de cubanos foram às ruas do país, indo contra a ditadura que fez Cuba parar no tempo por décadas.

A população protestou em nome de liberdade, comida, energia — ou melhor, por causa da falta de todos esses —, além da alta nos preços e da forma com que as autoridades estão lidando com a COVID-19.

Como o governo reagiu?

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, convocou a população para reagir e defender a Revolução Cubana, mas acabou não dando em nada. O governo, então, atribuiu os protestos à “asfixia econômica dos EUA” e prendeu centenas de pessoas.

Sob a gestão Trump, as sanções em relação à Cuba foram endurecidas. Biden demonstrou apoio ao povo cubano, mas sem nenhuma canetada por enquanto.

Voltando à reação… A polícia reprimiu os manifestantes e bloqueou sites para conter a situação, limitando o fluxo de informações divulgadas, já que as manifestações foram organizadas nas redes sociais. Houve um blackout ontem à tarde.

O cenário 🇨🇺

Completo caos. Em 2020, a economia cubana retraiu 11% — a pior queda em quase 30 anos. Sem o turismo, que trazia $ para o país, a economia foi por água abaixo, além da saúde — que piorou com a COVID-19 —  e da política ditatorial.

A importância do digital… O acesso de Cuba à internet é precário, mas o atual presidente o liberou recentemente. Um grande tiro no pé, afinal, as redes sociais estão permitindo que a frustração se propague cada vez mais rápido.

O que mais é importante saber hoje:

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

TECNOLOGIA

O unicórnio ultra-rápido

Daki. Com apenas 10 meses de operação, a startup brasileira — com um tempero mexicano — se tornou o mais novo

DICAS

A sexta-feira do ano chegou

Dezembro chegou, e com ele a famosa sexta-feira do ano. Libere a tensão para conseguir retomar o rumo na segunda-feira —