Um grande plano climático para sair do papel. Ontem, a União Europeia divulgou seu plano mais ambicioso da história para enfrentar a mudança climática, colocando ações concretas para servir de exemplo para outras grandes economias do mundo.
A meta coletiva é que, até 2030, os 27 países do bloco reduzam as emissões de gases do efeito estufa em 55%, em relação aos níveis de 1990.
Para isso…
-
O custo de emissão de carbono para aquecimento vai aumentar;
-
O combustível para aviões com alto carbono passará a ser tributado;
- Alguns produtos importados, que emitem muito carbono, também terão taxas maiores.
- A venda de carros movidos a diesel e a gasolina deve ser proibida até 2035.
De modo geral, o que se pretende fazer é tornar os poluentes mais caros e as opções verdes mais atraentes para as 25 milhões de empresas do bloco. Já que implementar as propostas vai custar caro, a comissão pretende fornecer ajuda financeira aos países.
Mudando de continente 🇿🇦
A situação está tensa na África do Sul. O país vive uma onda de violência, protestos e saques, depois da prisão do ex-presidente Zuma, por corrupção. Mais de 70 pessoas foram mortas e pelo menos 1.200 já foram detidas.
Em meio ao caos, a maioria dos mercados de Durban, por exemplo, está fechada, e parte da população já enfrenta dificuldades para comprar comida.
O que mais você precisa saber hoje?
- Banco Central Europeu deu o primeiro passo para lançar versão digital do euro
- Mortes por overdose subiram quase 30% em 2020
- A duas semanas da posse, Peru ainda não anunciou oficialmente o novo presidente
the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.
Para se inscrever, clique aqui.