Argentina passa a adotar 3ª opção de gênero no RG

“X”. Ontem, o presidente da Argentina, Alberto Fernandéz, assinou um decreto anunciando que argentinos poderão optar por uma terceira opção de gênero nos documentos de identidade e passaportes.

Como assim? A partir de agora, além de masculino e feminino, há a possibilidade de inserir no documento a letra X, que pode representar vários significados já previstos em lei, tais como: não binário, indeterminado, indefinido ou não especificado.

O dia foi marcado pela fala do presidente, que emitiu as primeiras carteiras de identidade de gênero neutro na história do país, declarando que existem outras identidades além de homem e mulher, e elas devem ser respeitadas.

Qual a relevância disso? Além das pessoas que simplesmente não se identificam com M e F, há quem possua anatomia ou fisiologia que não se enquadra nas noções binárias típicas de corpos masculinos ou femininos.

Especialistas no assunto consideram tais indivíduos como intersexuais. Até ontem, eles eram desconsiderados no documento argentino.

  • Estima-se que cerca de 1,7% da população mundial seja intersexual, e isso é quase a mesma quantidade de pessoas ruivas existentes no planeta.

A Argentina se tornou o primeiro país sul-americano a adotar essa medida. Nova Zelândia, Canadá e Austrália já fizeram a mudança anteriormente e, no início do mês, os Estados Unidos também adotaram a 3ª opção nos passaportes.

Enquanto isso, o que mais está acontecendo em outras partes do mundo?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

TECNOLOGIA

O unicórnio ultra-rápido

Daki. Com apenas 10 meses de operação, a startup brasileira — com um tempero mexicano — se tornou o mais novo

DICAS

A sexta-feira do ano chegou

Dezembro chegou, e com ele a famosa sexta-feira do ano. Libere a tensão para conseguir retomar o rumo na segunda-feira —