O frio no Brasil vai elevar preço do café no mundo todo

Isfriô. Se você é daqueles que toma mais café no frio, é bom saber o que está acontecendo com o setor cafeeiro no país e no mundo. Até porque, o custo do seu café favorito deve aumentar nos próximos meses.

  • Nos últimos dias, o preço do grão de café mais tradicional, o arábica, disparou e teve alta de 30%, atingindo seu maior nível em 7 anos.

Qual o motivo? Dois fatores… Seca e frio. Fenômenos bem comuns no inverno brasileiro, mas que foram mais intensos dessa vez, fazendo estrago em diversos cafezais brasileiros, especialmente em Minas Gerais, atingido por duas geadas fortes no último mês.

Os mineiros são responsáveis pela produção de 70% de toda a safra brasileira do arábica. As geadas da semana passada afetaram quase 200 mil hectares de plantação — o mesmo que dizer 11% da área total de cultivo do arábica no país.

O problema é global…

Nosso país é o principal produtor mundial, com mais de 40% de toda a produção total. Tudo isso tende a afetar a produção nos próximos anos, e estima-se que a safra de 2022 possa ser reduzida em até 5,2 milhões de sacas.

Bottom line: Especialistas dizem que o grão de café representa 70% do preço final do produto. Sim, na prática, isso significa que a segunda bebida mais consumida por humanos vai ficar mais cara para todos nós. Hora de estocar? Sem não dá pra ficar. risos.

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

DICAS

Eu ouvi sextou?

Já deu pra sentir aquele gostinho do final de semana chegando? Se ainda não bateu a animação, siga as nossas dicas