Um unicórnio feito de leite que não é leite e carne que não é carne

É igual só que not. Se há alguns anos alguém contasse para seu bisavô que uma empresa que produz carne, leite, sorvete e maionese à base de plantas por meio de tecnologia valeria mais que um supermercado, é provável que ele não acreditaria.

Não que seu bisavô estivesse errado, mas… É exatamente isso que está acontecendo. Essa semana, a NotCo, startup chilena, recebeu mais de US$ 235 milhões em sua nova rodada de investimentos, se tornando o mais novo unicórnio da América Latina.

O que eles fazem? Basicamente, eles estão produzindo comidas que imitam cor, sabor e textura de produtos com origem animal usando apenas plantas, com ajuda de inteligência artificial para otimizar o processo.

Talvez até mais interessante que o valor, sejam os investidores…

Dentro do grupo que colocou dinheiro na ideia, estão fundadores do Twitter, do Airbnb, nosso querido astronauta Jeff Bezos e, se não fosse suficiente, Federer e Lewis Hamilton, dois ícones do esporte.

Qual a relevância? Além dos nomes, o que eles representam em conjunto para o setor que o seu bisavô não acreditaria… Não há um momento tão propício quanto agora para se ter um negócio Plant Based, especialmente se for uma foodtech, como a NotCo.

Os números confirmam isso… As buscas no Google relacionadas ao tema aumentaram em quase 50% no ano passado, e esse mercado — alimentos à base de vegetais — deve crescer quase 12% ao ano até 2027Cada vez mais espaço nas prateleiras.

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