Atleta da Bielorrússia é “expulsa” dos jogos por seu próprio país

Nem só de notícia boa vive as Olimpíadas. Ontem, Krystsina Tsimanouskaya, uma velocista bielorrussa, disse ter sido levada à força ao aeroporto por representantes da sua equipe olímpica, tendo sido retirada de seu quarto no meio da madrugada.

  • Ao chegar no aeroporto, a atleta se recusou a embarcar, dizendo que não ia retornar ao seu país, e teve a proteção da polícia japonesa. O caso tem movimentado o continente europeu.

Contexto… Se você não sabe, a Bielorrússia é considerada a última ditadura da Europa. Seu presidente está no poder desde 1994, lidera um governo autoritário e é alvo de uma onda de protestos desde o ano passado.

Mas o que isso tem a ver com os Jogos?

Bem… No sábado, ao saber que tinha sido escalada para a prova de revezamento, ela fez uma postagem reclamando do governo e o regime de seu país, por não ter sido consultada previamente sobre a decisão.

Depois disso, seu treinador a avisou que havia uma ordem para que ela fosse retirada da competição, aparentemente por causa de seu estado emocional e psicológico — o que em nenhum momento foi citado por ela.

O real motivo? Nobody knows, mas há suspeitas. O presidente do Comitê Olímpico Bielorrusso é o filho do presidente do país. A atleta pretende buscar asilo na Europa, mas segue no Japão, acompanhada de integrantes da organização dos Jogos.

Indo para as notícias boas de Tokyo 2020… 🥇

Mais um final de semana fantástico para o Time Brasil. A dupla Luisa Stefani e Laura Pigossi foi a melhor surpresa até aqui e levou o bronze, o primeiro pódio do tênis olímpico do Brasil na história.

Nas piscinas… Bruno Fratus, disputando sua terceira edição dos Jogos, faturou o bronze nos 50m livre, a primeira medalha olímpica de sua carreira.

E, claro, a nossa medalhista de ouro. Rebeca Andrade, que já tinha levado a prata no individual geral da Ginástica, levou o ouro no salto ontemColocou seu nome pra sempre na história — e ainda pode vir mais. Vamo, Brasil!

O que mais foi destaque mundo afora?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

Deixe uma resposta