O Bolsa Família 2.0

Na mesa dos parlamentares. Ontem, Bolsonaro entregou ao Congresso Nacional uma medida provisória que revoga o Bolsa Família e cria um novo programa — o Auxílio Brasil —, dividido em 9 benefícios.

O Núcleo Básico:

  • Benefício Primeira Infância — para famílias com crianças de até 3 anos;
  • Benefício Composição Familiar — para famílias com gestantes ou pessoas de 3 a 21 anos de idade;
  • Benefício de Superação da Extrema Pobreza — quando, depois dos anteriores, a renda mensal da família ainda estiver abaixo da linha de extrema pobreza.

Além desses, haverá outros seis benefícios, do Auxílio Esporte Escolar ao Auxílio Inclusão Produtiva Rural. Para ver mais detalhes, é só clicar aqui.

A intenção é que os pagamentos já comecem em novembro, mas os valores ainda não foram definidos e geram divergência no governo. De qualquer forma, Bolsonaro disse que será, no mínimo, 50% maior que o valor médio do Bolsa Família, hoje, de R$ 189. 

Mudando de assunto, mas ainda em Brasília…

Hoje, está marcado para que o plenário do Câmara analise a PEC do voto impresso e, no mesmo dia, acontecerá uma exibição de veículos militares blindados na Esplanada.

Alguns deputados e senadores interpretaram o ato como tentativa de intimidação e chegaram a entrar com uma ação para impedi-lo. A Marinha, enquanto isso, garantiu não existir qualquer relação entre as coisas.

Lira, presidente da Câmara, diz que a exibição dá espaço para especulações de pressão sobre o Congresso e não descarta adiar a votação se houver pedido dos parlamentares.

O que mais é preciso saber sobre o que acontece no país?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

Deixe uma resposta