Venezuelanos terão moeda digital e menos seis zeros na conta

A Venezuela se prepara para uma mudança expressiva no câmbio do país. O governo anunciou que está lançando o bolívar digital, uma nova moeda. Acontece que, com o novo formato, seis dígitos de todos os valores monetários serão eliminados.

Como assim, eliminados? Simples. Imagine tudo que alguém tem em sua conta bancária e divida por um milhão. Esse é o ajuste que será feito com a transição para facilitar a utilização da moeda.

Não é novidade… Desde 2008, o governo venezuelano já implementou três conversões monetárias similares e, ao todo, o bolívar já perdeu 14 zeros.

A mais recente, em 2018, aconteceu quando a inflação atingiu seu pico no país e Maduro cortou cinco dígitos da moeda local.

Um cenário caótico está por trás disso:

Muito mais que uma simples digitalização, isso significa que as autoridades do país tentam conter a desvalorização da moeda faz tempo e simplesmente não conseguem.

O país dos milionários pobres. O salário mínimo vale sete milhões de bolívares, mas o preço da maioria dos produtos supera esse valor. Um café, por exemplo, custa 7.662.898 bolívares — pouco menos de US$ 2.

É mais grave que parece…

Cerca de 96,2% da população vive na pobreza e 79,3% estão em situação extrema. Uma pena para o país que já foi o mais rico da América do Sul e teve o 4º maior PIB per capita do mundo nos anos 50, graças à abundância de petróleo.

  • A Venezuela, dominada pelo Chavismo e pelo partido socialista local, está em recessão econômica há oito anos consecutivos. Clique para saber mais.

Zoom out: Para especialistas, a mudança só facilitará as contas na calculadora, já que a grande quantidade de zeros dificultava as operações do dia a dia, e a população corre para usar as notas atuais com receio de perder grande parte do valor com a mudança.

O que mais é destaque mundialmente falando?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

NEGÓCIOS

Avisa lá que a Audi voltou

Q3 de volta. Ontem, a Audi anunciou um investimento de R$ 100 milhões para retomar a produção de seus veículos no Brasil, depois