Desde que os Estados Unidos deixaram sua principal base no Afeganistão, após 20 anos de presença na luta contra o terrorismo, o cenário do país se transformou por completo, e mais de dois terços da nação estão dominados pelo Talibã.
A situação está tão caótica que o presidente americano está enviando de volta 3 mil soldados para o Afeganistão. O motivo, no entanto, não é o que muitos esperavam.
- Biden não pretende voltar com tropas para combater o Talibã, mas, sim, para facilitar a retirada dos americanos do país, especialmente os da embaixada.
“Not my problem anymore”. Durante 20 anos, os Estados Unidos gastaram mais de 1T de dólares para treinar as tropas do Afeganistão, dando estrutura operacional e bélica.
Na prática, no entanto, a teoria parece ser outra… O movimento fundamentalista, considerado por muitos países como uma organização terrorista, já conquistou 12 capitais e pode tomar a capital, Kabul, em menos de 90 dias.
No que vale ficar de olho? Não se trata apenas do Afeganistão. Mudanças políticas no território influenciam governos locais próximos, e sempre há interesses políticos envolvidos, como é o caso da Rússia e da China.
Além disso, o que mais é destaque pelo mundo?
- Navio com bandeira do Panamá encalha e parte em dois no norte do Japão
- População branca diminui pela primeira vez nos Estados Unidos
- A Itália tem dia mais quente já registrado na história da Europa
- Pai de Britney Spears desiste de ser tutor da cantora
the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.
Para se inscrever, clique aqui.