Enquanto o Talibã avança, Biden e os EUA tiram o corpo

Desde que os Estados Unidos deixaram sua principal base no Afeganistão, após 20 anos de presença na luta contra o terrorismo, o cenário do país se transformou por completo, e mais de dois terços da nação estão dominados pelo Talibã.

A situação está tão caótica que o presidente americano está enviando de volta 3 mil soldados para o Afeganistão. O motivo, no entanto, não é o que muitos esperavam.

“Not my problem anymore”. Durante 20 anos, os Estados Unidos gastaram mais de 1T de dólares para treinar as tropas do Afeganistão, dando estrutura operacional e bélica.

Na prática, no entanto, a teoria parece ser outra… O movimento fundamentalista, considerado por muitos países como uma organização terrorista, já conquistou 12 capitais e pode tomar a capital, Kabul, em menos de 90 dias.

No que vale ficar de olho? Não se trata apenas do Afeganistão. Mudanças políticas no território influenciam governos locais próximos, e sempre há interesses políticos envolvidos, como é o caso da Rússia e da China.

Além disso, o que mais é destaque pelo mundo?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

Deixe uma resposta