O fenômeno SHEIN

Nunca ouviu falar? A Shein é uma varejista online chinesa do setor de vestuário, que conquistou os jovens pelos preços baixos — e acumulou polêmicas no caminho.

Ao controlar toda sua produção, a Shein conseguiu deixar o fast-fashion ainda mais fast. O que para a Zara ou a H&M leva até cinco semanas, para a chinesa leva três dias. Pra se ter uma ideia, só ontem — e é sempre assim —, foram 7.148 novos designs.

Uma estratégia interessante… A Shein cria um número assustador de modelos, mas primeiro só produz um lote reduzido pra disponibilizar no site.

  • Com os dados de compras in real time, a fábrica sabe se deve produzir mais ou menos de uma certa peça, e o algoritmo do site dá destaque aos itens mais clicados.

A empresa é conhecida por seu uso inteligente das redes sociais, incluindo sua enorme força no TikTok. Além disso, o app da loja funciona como um “joguinho“, dando pontos — que viram descontos — aos usuários mais ativos.

E parece que está funcionando:

Agora, a parte polêmica…

A transparência não parece ser o forte da empresa. Com preços tão baixos, há quem se preocupe com a força de trabalho da companhia, temendo existir trabalho infantil e análogo à escravidão, ainda mais quando se trata de China.

A Shein já se envolveu em diversas polêmicas, desde acessórios discriminatórios até divulgação de certificação falsificada de suas fábricas.

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

BRASIL

Sem Telegram nas eleições?

Em avaliação. O aplicativo de mensagens Telegram — usado ou quando o WhatsApp fica fora do ar ou para aquele grupo

EXTRA

Meteu essa, Ney?

6 milhões de reais. Esse foi o valor gasto investido por Neymar da Silva Santos Júnior na compra de dois NFTs da coleção

ECONOMIA

Ficamos atraentes de novo?

Venham, dólares, venham. Segundo estimativas das Nações Unidas, o fluxo de Investimento Estrangeiro Direto para o Brasil cresceu mais de 100% no

DICAS

Do nothing & chill ✌️

A única coisa melhor do que saber que é sexta-feira, é poder contar com as nossas dicas do final semana. Mergulhe em